Soluções de erros e dúvidas

Nesta página você vai encontrar assuntos variados, como scripts, soluções de erros, contas de email, administração de servidores, gerenciamento de aplicações, e muito mais. Se tiver uma sugestão de tutorial ou explicação, contate-nos.


WHM (Web Host Manager) é o gerenciador da Revenda, onde são criados os planos e usuários, e permite habilitar e desabilitar recursos do cPanel para os clientes.
O cPanel é o painel de hospedagem da Revenda, onde o cliente do revendedor terá acesso as ferramentas para criação de e-mails, contas de FTP, gerenciar arquivos, dentre outras funções.

Este artigo é destinado aos clientes que possuem dúvidas sobre como realizar o backup completo do WordPress, sem a utilização de plugins, utilizando somente o cPanel + phpMyAdmin.
Ter um backup atualizado do seu Wordpres é ter zelo com o próprio trabalho. O ideal é fazer uma rotina de backup, seja ela diária ou semanal, ou mesmo a cada artigo publicado. Este procedimento recomendado lhe dará total segurança e você não terá seu trabalho perdido.

1º – Efetue o login no cPanel de sua hospedagem. Entre com suas credenciais e então você estará apto a iniciar o backup. Primeiramente, faremos o backup dos arquivos do WordPress, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem.
2º – No cPanel, acesse o item ‘Gerenciador de Arquivos’.
3º – Selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.
4º – Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em COMPACTAR. Selecione o tipo de arquivo (.tar.gz) e nome.
Aguarde, o fim da compactação, o arquivo estará disponível para download. Efetue o download utilizando as sintaxes abaixo:
¤ http://seudominio.com.br/pastadoWP/arquivogerado.tar.gz
Caso seja uma instalação localizada na raiz do public_html, utilize:

Segunda etapa (Última etapa)
Agora que o backup dos arquivos foi realizado e o download efetuado, faremos o backup do banco de dados utilizado pelo WordPress.
5º – No cPanel, acesse o item ‘phpMyAdmin’, localizado.
6º – No phpMyAdmin, selecione o banco de dados referente ao WordPress e em seguida, procure pela opção ‘Exportar’. Ao clicar em ‘Executar’, é necessário esperar a execução do Backup.
7º – Ao fim, um download do arquivo .SQL (banco de dados) iniciará.

Você instalou aquele plugin sensacional, instalou um novo tema ou está simplesmente fazer uma atualização de versão do seu WordPress e para sua surpresa… Quando tudo termina e você acessa novamente o WP-ADMIN um “lindo” erro acontece: “Fatal Error: Allowed memory size of XXXYYYZZZ bytes…”. E agora, o que fazer?

Explicaremos hoje em simples passos como você pode corrigir este erro com o seu WordPress para que você volte a ter plenitude na sua utilização =). Então, chega de blá blá blá e vamos colocar as mãos na massa!

Primeiro, acesse o seu FTP
O primeiro passo é acessar o seu FTP para que possamos editar um arquivo dentro do core do WordPress. Procure pelo arquivo “wp-config” dentro da pasta onde você instalou o seu CMS. Assim que localizar o arquivo, abra-o com o seu editor predileto ou simplesmente baixe no seu computador e abra com o bloco de notas.

Segundo, adicionando uma simples linha O segundo passo é mais fácil ainda! Agora que você abriu o arquivo “wp-config” adicione:

define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ’64M’);

Este artigo é destinado aos clientes que possuem dúvidas sobre a configuração de contas de email cPanel nos dispositivos iOS (iPad/iPhone).
1º – Na tela inicial do seu dispositivo móvel, acesse “Ajustes (Settings)”, depois vá em “Mail, Contatos, Calendários (Mail, Contacts, Calendar)”.
2º – Na tela com as várias opções, escolha “Outra (Other)”.
3º – Em seguida, acesse “Adicionar Conta (Add Account)” e selecione “Conta do Mail (Add Mail Account)”.
4º – Nesta etapa, preencha seus dados da conta de email do cPanel e salve:

¤ Nome (Name): [digite seu nome para a conta de Email]
¤ Endereço (Address): [digite o endereço completo do nome@dominiodocliente.com.br]
¤ Senha (Password): [digite a senha da conta de email do cPanel]
¤ Descrição (Description): [digite seu e-mail ou a descrição que desejar. Ex.: Email do trabalho, Email da Agência, Pessoal, etc]

5º – Informe novamente as informações e clique em “seguinte”.

¤ Endereço: [digite o endereço completo do nome@dominiodocliente.com.br]
¤ Nome do Host: [mail.dominiodocliente.com.br]
¤ Nome do Usuário: [nome@dominiodocliente.com.br]
¤ Senha: [digite a senha da conta de email do cPanel]

6º – Agora clique em continuar. Será solicitado a confirmação novamente, clique mais uma vez em continuar e aguarde.
Clique em salvar e aguarde a sincronização dos seus e-mails.

7º – Pronto, a configuração foi realizada e agora seus e-mails serão sincronizados em seu iPad/iPhone.

Este script irá verificar se há alguma diferença entre a instalação do cPanel atual e a atualização mais recente.

/scripts/upcp

Depois de executar o script, o mesmo deverá corrigir quaisquer problemas com arquivos de instalação do cPanel, corrompidos ou faltosos, sendo capaz de resolver uma grande variedade de problemas que você pode encontrar no cPanel. Tenha em mente, que este script pode demorar um pouco para ser executado, então, é importante executá-lo fora dos horários de pico. O processo de verificação de atualizações do painel geralmente são executadas em torno da meia noite. Você pode também “forçar” o upcp, que irá fazer uma atualização completa de cpanel:
/scripts/upcp –force

O cPanel tem um script para compactação das contas em um arquivo tar.gz, se você quiser criar facilmente um backup manual para um de suas contas, a partir de seu diretório home basta executar:

/scripts/pkgacct [USER]

Se você deseja restaurar uma conta, você pode usar o seguinte script:
/scripts/restorepkg [USER]

O comando acima irá utilizar um backup para o usuário a partir do diretório principal, no entanto, pode haver momentos em que você precisará definir um arquivo de backup específico, nesse caso isso pode ser feito colocando o caminho do arquivo depois do nome de usuário:
/scripts/restorepkg [USER] /path/to/backup.tar.gz

Este script ao ser executado irá atualizar imediatamente as estatísticas para todas as contas no servidor:

/scripts/runstatsonce
Este script pode demorar um pouco para ser executado, então, é importante executá-lo fora dos horários de pico.

Se você quer atualizar as estatísticas de uma única conta, você pode fazer o seguinte procedimento:
/scripts/runweblogs [USER]

Por fim se você identificar uma diferença grande entre as cotas e estatísticas esse script pode resolver alguns problemas:
/scripts/fixquotas
Este último script também pode demorar um pouco para ser executado, então, é importante executá-lo fora dos horários de pico.

Quando for necessário efetuar a atualização apenas de um serviço é possível executar o procedimento com os comandos abaixo:

/scripts/courierup – Atualizar o serviço de autenticação de email (Courier);

/scripts/dovecotup – Atualizar o serviço de autenticação de email (Dovecot);

/scripts/eximup – Atualizar o serviço de email (Exim);

/scripts/ftpup – Atualizar o serviço FTP (proFTP e pure-FTP).

Se você identificou um problema em um serviço e o mesmo requer uma reinicialização é possível executar o procedimento utilizando os comandos abaixo:

service httpd restart – Reiniciar o serviço Apache;

service mysql restart – Reiniciar o serviço MySQL;

service pureftpd restart - Reiniciar o serviço FTP caso utilize o pure-FTP;

service proftpd restart – Reiniciar o serviço FTP caso utilize o proFTP;

service courier restart – Reiniciar o serviço de autenticação de email caso utilize o Courier;

service dovecot restart - Reiniciar o serviço de autenticação email caso utilize o Dovecot;

service exim restart – Reiniciar o serviço de email.